segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mergulhando na Deep Web

Você sabia que a Internet comum que você navega todo os dias faz parte de apenas uma pequena porção da Internet real? Existe uma outra porção da Internet que é oculta aos protocolos usados, e comparado com a Internet comum, ela é muitas vezes maior.

Essa parte da web em que estamos acostumados é chamada de Surface Web, ou web de superfície, enquanto a Internet oculta é chamada de Deep Web, ou a web profunda. Isso vem de uma comparação com um Iceberg, onde a ponta aparece na superfície, enquanto um pedaço imenso pode se esconder sob ela.


De fato, a deep web é tão grande, que existe uma estimativa feita no ano de 2000 de que ela poderia conter um total de 91 mil Terabytes de dados, em contraste com 3 mil Terabytes disponíveis na surface web (30 vezes maior). Mas o que ela é afinal?

A deep web funciona sob um protocolo desenvolvido com o único objetivo de manter tudo nela anônimo, tornando muito difícil rastrear a origem das conexões, mesmo sem o uso de Proxy ou VPN. Este protocolo é chamado de Tor, e segundo o site deles, foi desenvolvido pela marinha americana com o objetivo de proteger as comunicações do governo. Esse protocolo funciona, basicamente, da seguinte maneira: Ele possui um servidor DNS próprio, separado da raiz mundial de DNS (.com, .br, cn, etc..), e todos os endereços fazem parte da árvore .onion (ou seja, terminam com .onion). Este é o único ramo da árvore DNS, e todos os endereços abaixo dela são uma combinação de 16 dígitos gerados aleatoriamente. Por exemplo, um endereço na deep web se parece com algo assim: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/
Não existem endereços "bonitos", como google.com lá, isso para dificultar a busca de sites. Somente quem sabe o endereço consegue entrar.

Bom, o que se pode encontrar lá? Você já viu aqueles filmes de hacker, em que o cara entra num site obscuro e começa a digital sequencias de código para descriptografar alguma senha de site de governo e etc? Bom, é tudo real, este é o tipo de coisas que se encontram lá.
Se lembra dos escândalos da WikiLeaks? As informações liberadas por Julian Assange já estavam na deeb web faz anos, a única coisa que ele fez foi pegar de lá e trazer ao público.
É lá que os crackers se encontram para inventar novos vírus e trojans também. De fato, dizem que você deve tomar muito cuidado ao navegar lá, pois em alguns sites, os caras conseguem tomar o controle da sua webcam e filmar você sem saber!

Na deep web vaza todo o tipo de informação, não só ruim, há também tutoriais sobre protocolos de informática pouco conhecidos, técnicas de segurança e as falhas delas, de fato, se souber procurar, vai encontrar muita coisa útil.

Porém, a deep web tem um lado sombrio. Existem sites em que é possível, e muito facilmente, encomendar a quantidade que você quiser de maconha de qualidade, e drogas como LSD e cocaína, entre outras. Existe um tipo de moeda digital, chama de BitCoins, e com ela é possível fazer transações anônima lá.

Além disso, existem os snuff videos, que seriam vídeos onde pessoas filmam elas mesmo assassinando outras pessoas, e postam lá. Como se já não bastasse, há também vídeos de pedofilia. Como a deep web  roda nesse protocolo anônimo, quase nenhuma das pessoas que fazem esse tipo de coisa são pegas lá, apesar de existirem boatos da Interpol estar conseguindo pôr alguns desses indivíduos atrás das grades.

Tendo avisado os detalhes, se você for corajoso o suficiente, segue as instruções de como se conectar à essa rede e navegar nela. Porém, você foi avisado, não vá perder o sono! :D


Conectando-se:

Para você se conectar, eu recomento muito, e acredito que não tenha como por ênfase o suficiente neste MUITO, você não fazer isso pelo Windows. Faça isso pelo Linux para obter um nível mínimo de segurança. De fato, não só isso. O que eu fiz para garantir segurança total foi o seguinte:

Crie um novo usuário para você, separado do seu usuário comum, para que este não tenha acesso aos seus arquivos. Assim que o usuário for criado, remova a permissão de sudo, ou qualquer outro mecanismo de super-usuário que a sua distribuição use, para este usuário. Isso irá garantir que este usuário só terá acesso à pasta home dele no sistema todo.

Feito isso, o resto é bem simples. Vá ao site torproject.org e baixe de lá o "Tor Browser Bundle for Linux", ou a versão de 64-bits se você estiver usando essa arquitetura. Este programa é seguro de executar, é uma versão um pouco modificada do Firefox junto com um plug-in necessário para navegar na deep web.

Assim que baixar, extraia os arquivos para alguma pasta e navegue até ela usando um terminal. Dentro da pasta existe um script chamado start-tor-browser. Execute-o (./start-tor-browser).

Irá então abrir uma janela que irá se conectar à rede e em seguida abrir o Firefox que veio junto. Não se preocupe, ele não toca no seu Firefox comum que veio instalado.


Feito isso, você já esta conectado! Use somente este navegador que foi aberto para navegar na deep web, seus outros navegadores instalados provavelmente não vão conseguir navegar, mesmo conectado à ela.

E agora, para onde ir? Como todos os endereços na deep web são gerados aleatóriamente, é um pouco difícil navegar simplesmente tentando adivinhar. Existe, porém, uma espécie de índice que cobre uma pequena porção da deep web, chamado de The Hidden Wiki. Seu endereço é (ou era): http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/

Cole isso no navegador e veja por você mesmo o que você pode achar de útil por lá, e boa sorte!

4 comentários:

Ellen Simili disse...

Assistam > Deep Web , O lado que vocês não conheciam da internet ! http://www.youtube.com/watch?v=TguO4pFeN14

Anônimo disse...

deep web o market gira em torno da deep.cada vez que alguem fala algo sobre deep web, deixa uma espectativa com um convite no final.Na verdade nao tem diferença da internet acessivel a todos, digo isso quanto aos conteudos.A diferença esta no anonimato,tanto de quem posta quanto de quem acessa.Falando em conteudo,pedofilia nao e dificel de achar na internet livre, assim como os gigantes de busca da deep web a saber (HTTP://AhMIA.FI)E (HiDDEN WIKI).Estes contem centenas de links da deep web.Ja na net livre encontramos o arsenal pornografico da gigante livre con varios conteudos de pedofilia basta fuçar e constatar, apresento a quem nao conhece pois so digitando seu nome de busca correto no google que acha-se, (DT VIDEO)nao tao diferente da deep so fuçando para constatar.O prlblema da deep,como todos agem livremente tem coisa que so vendo para acerditar.E eu confesso que vi coisas deste tipo ou seja de ficar assustado.Porem,na web livre como na deep estas coisas estao la esperando ser acessadas para se mostrarem visiveis.Outro assunto que esta mais para mito e market da deep,sao as famosas camadas,gente assim como a net livre prefiro chamar assim estao os artigos na deep.estao todos la com o dominio correto sao acessiveis ou na base do fuça fuça.Uso dois navegadores,um abilitado com as ferramentas do TOR e outro cumum.postando este comentario estou com os dois abertos um na deep web e o outro neste blog que por curiosidade, resolvi ver os comentarios sobre a deep e o que ainda andam postando. Para minha surpresa nada mais nada mesmo de novo, o fato e simples nao ha novidades so market sobre aquilo que com bastante pasciencia pode ser encontrado em qualquer hospedeiro de busca ou servidor relacionado ao que se procura.Ops! nao posso esquecer,para quem for visitar a deep depois de todo processo de habilitar teu navegador nao se esqueça de salvar nos teus favoritos o tradutor de texto e paginas da microsoft(BOOKMARKLET)com ele podes traduzir tudo com um so clik.Tambem vale lembrar que a navegaçao por tratar de navegaçao em rede TOR fica muito lenta.Bom pessoal comentei aqui minhas experiencias e deixo claro ver sempre foi melhor que ouvir ouçam ,vejam e comentem com base naquilo que voces se tornaram testemunhas ocular.

|/\|-||000 disse...

Sei que a pessoa que se diz anônima não passou a ler a deep web de maneira objetiva a algo e sim levou a sua experiência da suface para a deep, navegou utilizando o ahmia com ose fosse o google e a hide como a wikipedia....
Mas isto é apenas um ponto de inicio muito fraco para quem vai na deep, afinal isto é para uma pessoa que quer entrar e ver artigos de forma mais restrita e de facil acesso...
Na realidade através da deep, vc consegue encontrar acesso a bases de lançamento de misseis, assassinos de aluguel entre milhares de outra coisa, o que vc precisa para realizar este acesso mais especifico e o conhecimento da criptografia e de codigos de palavras colocados até entre os artigos na deep, ou vcs acham que la na deep vai estar escrito tb, "RENT A KILLER" não meus amigos claro que não dentro de algum blog com textos sobre outras coisas vc ira encontrar uma organização de letras diferenciada e por ela vc descriptografara e então podera encontrar a informação relevante....
Fica a dica utilizem para navegar na deep web...
Ant-virus: Kaspersky ou Avira
Firewall: COMODO...

Seus dados estarão de certa forma seguros.

|\/|||000 disse...

Sei que a pessoa que se diz anônima não passou a ler a deep web de maneira objetiva a algo e sim levou a sua experiência da suface para a deep, navegou utilizando o ahmia com ose fosse o google e a hide como a wikipedia....
Mas isto é apenas um ponto de inicio muito fraco para quem vai na deep, afinal isto é para uma pessoa que quer entrar e ver artigos de forma mais restrita e de facil acesso...
Na realidade através da deep, vc consegue encontrar acesso a bases de lançamento de misseis, assassinos de aluguel entre milhares de outra coisa, o que vc precisa para realizar este acesso mais especifico e o conhecimento da criptografia e de codigos de palavras colocados até entre os artigos na deep, ou vcs acham que la na deep vai estar escrito tb, "RENT A KILLER" não meus amigos claro que não dentro de algum blog com textos sobre outras coisas vc ira encontrar uma organização de letras diferenciada e por ela vc descriptografara e então podera encontrar a informação relevante....
Fica a dica utilizem para navegar na deep web...
Ant-virus: Kaspersky ou Avira
Firewall: COMODO...

Seus dados estarão de certa forma seguros.